Translate

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Tireoidite viral

A tireoidite viral, também conhecida como tireoidite subaguda ou tireoidite de Quervain, é uma doença caracterizada pela alteração na glândula da tireoide provocada por um vírus que causa inflamação na região.



Na tireoidite viral, o vírus ataca células da glândula e provoca derramamento na circulação dos hormônios estocados. A ocorrência da doença é maior entre mulheres do que entre homens e mais comum em pessoas de 30 a 50 anos.
Os principais sintomas da tireoidite viral são: cansaço excessivo, calor, oscilação de humor, fome constante e problema no sono, ou seja, são todos semelhantes à de um quadro de hipertireoidismo. A diferença é que, neste caso, a condição é acompanhada por dores na região da garganta e dificuldade para engolir alimentos.
A tireoidite viral se cura por conta própria na maioria dos casos, não oferece grandes riscos à saúde e sua evolução e sintomas podem ser controlados com remédios anti-inflamatórios e analgésicos.
Diagnóstico
·                     Achados clínicos
·                     T4 livre e TSH
·                     VHS
·                     Captação de I131
O diagnóstico é primariamente clínico, baseado no achado de aumento e dor na tireoide em pacientes com história clínica compatível. Em geral realizam-se exames da tireoide, com medida de TSH e, pelo menos, de T4 livre. Para confirmar o diagnóstico, deve-se medir a captação de I131.
Quando o diagnóstico for incerto, a biopsia por punção da tireoide com agulha fina é útil. Ultrassonografia de tireoide com Doppler colorido mostra redução do fluxo sanguíneo, em contraste com o aumento de fluxo na doença de Graves.
Os achados laboratoriais iniciais na doença incluem aumento de T4 e T3livres, diminuição do TSH e da captação de I131 pela tireoide (em geral 0) e VHS elevado. Depois de várias semanas, a tireoide é depletada de seus depósitos de T4 e T3 e ocorre hipotireoidismo transitório acompanhado de diminuição de T4 e T3 livres, elevação do TSH e recuperação da captação de iodo pela tireoide. Pode haver anticorpos tireoidianos fracamente positivos.
A medida de T4, T3 e TSH com intervalos de 2 a 4 semanas identifica os estágios da doença.
Tratamento
  • AINE
  • Às vezes, corticoides, um β-bloqueador ou ambos.
O desconforto é tratado com altas doses de ácido acetilsalicílico ou AINE. Nos casos graves e prolongados, corticoides (p. ex., prednisona, 30 a 40 mg, VO, 1 vez/dia, com redução gradual da dose em 3 a 4 semanas) erradicam todos os sintomas em 48 h.
Sintomas incômodos do hipertireoidismo podem ser tratados com β-bloqueador de curta duração. Se o hipotireoidismo for pronunciado ou persistir, reposição hormonal da tireoide pode ser necessária, raramente de forma permanente.
Pontos-chave
  • As manifestações são, geralmente, febre, dor no pescoço e tireoide alargada e sensível.
  • Os pacientes são, inicialmente, hipertireoidianos, com TSH baixo e T4 livre elevada; às vezes, eles se tornam transitoriamente hipotireoidianos, com TSH elevado e T4 livre baixo.
  • O tratamento consiste em AINE mais corticoides e/ou um β-bloqueador.

Fonte:
Estilo de Vida MSN: https://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/tireoidite-viral-d%C3%A1-calor-fome-mau-humor-e-outros-sinais-muito-comuns-como-%C3%A9-doen%C3%A7a/ar-BBHmJ43?li=AAggXC1
Manual MSD: http://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-end%C3%B3crinos-e-metab%C3%B3licos/dist%C3%BArbios-da-tireoide/tireoidite-subaguda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso Aplicação de Injetáveis